Filezilla é um programa simples e multiplataforma para transferência de arquivos via SFTP, FTP e FTPS. Com ele você pode enviar e receber arquivos gigantes sem problemas, com uma interface onde é capaz de limitar a velocidade de download e upload, fazer conexões seguras com criptografia TLS, utilizar Proxy para conexões. Tudo isso faz de Filezilla um dos softwares mais usado e completo do mundo.
Filezilla está atualmente disponível para mais de 40 idiomas (até mesmo o Português), contém ícones para facilitar o manuseio de configurações avançadas e simples.
Com ele é possível você configurar os dados de HOST, Porta, o tipo de protocolo (FTP, SFTP), criptografia e até mesmo o tipo de login: Normal, pedir senha, interativo e conta.
Na aba de configuração de site, é possível você escrever um comentário especifico, para que no futuro não se esqueça de nada.
É possível fazer alterações no mapa de caracteres da conexão do host, o padrão é UTF-8, caso o servidor suporte senão usa o mapa de caracteres local. É possível forçar o servidor com UTF-8 ou usar caracteres personalizadas.
Atenção! O uso de caracteres errado pode fazer com que os nomes de arquivos não sejam mostrados corretamente.
Com o Filezilla, é possível você fazer a conexão com o host de forma rápida e fácil, você precisa apenas de 4 informações, segue abaixo as informações necessárias:
Host: Ip ou domínio do host para conexão.
Nome de Usuário:
Senha:
Porta: porta para conexão, padrão para FTP é 22 e 21 para SFTP.
Com o Filezilla, você tem uma ampla variedade de configuração, como a criação de pastas para armazenamento de dados de hosts, salvar os dados para que no futuro você não precise ter de digitar várias vezes os mesmos dados.
Outra ferramenta muito importante do programa, é a possibilidade de você poder exportar todas as suas configurações, dados de hosts etc. Automaticamente é gerado um arquivo XML com suas informações. Depois é só clicar em importar, e selecionar o arquivo gerado e pronto, seus dados estarão de volta!
Muito simples usar o Filezilla não é mesmo? Comente abaixo, e deixe sua nota.